builderall

Cadastre-se para Garantir acesso às novidades do Livro

Entre a solidão e a partilha, Tamiris Volcean compartilha experiências de mulheres que viajam sozinhas em seu novo livro
“Solidões Compartilhadas”

O segundo livro da jornalista e pesquisadora de literatura brasileira sai em dezembro pela Lyra das Artes.

Com projeto artístico do Coletivo Boitatá, de Bauru, esse livro é um apanhado de narrativas que Tamiris foi recolhendo durante suas viagens e compartilhamentos de experiências com outras mulheres.


Tamiris Volcean

Tamiris Volcean tem 28 anos, nasceu em Catanduva, interior de São Paulo. Jornalista, hoje Tamiris desenvolve seu Doutorado em literatura brasileira na Universidade de São Paulo, estudando a difusão da obra de Milton Hatoum na França.

A paixão pela escrita e pela literatura vem desde a infância. Aos 7 anos escreveu aquilo que considera seu primeiro livro, de contos de terror.

Entre se formar na faculdade de jornalismo e levar seu olhar para a pesquisa acadêmica na literatura, sua escrita também foi amadurecendo: “Com o tempo, fui descobrindo o meu gosto pelas escritas curtas, aquelas que se completam de imediato. E, assim, pouco a pouco, me lancei no mundo das crônicas.”

Tamiris escreve para ser lida. Acredita que é compartilhando suas palavras e sendo impactada pelas palavras dos outros que a potência da escrita se eleva ao máximo.
É essa a construção conjunta que dá corpo ao livro “Solidões Compartilhadas” que está para chegar. Inspirada por vozes de mulheres na literatura, como Clarisse Lispector e Cora Coralina, as histórias reunidas são fruto de vivências pessoais, experiências de viagens e reflexões que surgiram a partir delas.
Para escrever as crônicas, ainda houve diversas outras conversas com outras mulheres.
Ao ouvir essas histórias ela reconheceu os obstáculos, medos e problemas comuns às mulheres que tiveram a audácia e o privilégio de entrarem em contato com elas mesmas viajando. “O curioso é que as histórias selecionadas são de mulheres que estão fora do meu círculo íntimo. Parece que elas chegaram até mim justamente para compartilhar suas solidões comigo.”

Sobre a Editora Lyra das Artes

A LYRA é uma agência de projetos culturais focada em literatura, música e atividades formativas no campo das artes.

Somando as experiências de Cris Rangel, Lâmia Brito - artistas da palavra e produtoras culturais - e Aline Neves, editora e historiadora, e pensando no hibridismo das artes como um todo e suas possibilidades, a LYRA desenvolve projetos que propõem diálogos entre diferentes áreas artísticas sem nunca esquecer da qualidade das apresentações.

Nosso trabalho é planejar, criar e realizar junto com os artistas do casting - que inclui escritores, poetas, comediantes, ilustradores, músicos, produtores musicais, etc. -, a atuar na venda e marketing, produzir espetáculos, publicar livros e, principalmente, nos divertir fazendo arte e auxiliando quem faz.

 

Veja mais sobre os nossos projetos no Site

www.lyradasartes.com.br